41 3242-0387 | [email protected]

QUEM SOMOS       FALE CONOSCO         

As incríveis lagoas cor de rosa do México (Pink Lakes)

As incríveis lagoas cor de rosa do México (Pink Lakes)
1 de junho de 2018 admin

Você provavelmente já deve ter visto imagens das incríveis lagoas cor de rosa do México circulando pela internet. Existem algumas outras opções espalhadas pelo mundo, umas com a areia e outras com a própria cor da água rosa formando paisagens incríveis!   

Ficou curioso para saber onde encontrar uma delas? Não precisa ir tão longe, no México você encontra uma linda Pink Lake. Olha só que linda!

Foto: Sergio Camalich

Onde encontrar as Lagoas Cor de Rosa do México (Pink Lake)?

Na península de Yucatán, a 280 km de Cancun estão as Lagoas Las Coronadas. Essas lagoas ficam no pequeno e isolado município mexicano de Las Coronadas, de apenas mil habitantes. Provavelmente este cenário de isolamento vai mudar nos próximos anos, visto que nos últimos tempos a cidade tem recebido centenas de turistas diariamente. Este é um lugar mágico e cheio de cor. Os impressionantes lagos rosa-pink cheios de sal, são realmente incríveis e tornaram, esta  pequena vila de pescadores, famosa em todo o mundo.

Porque a Lagoa Rosa (Pink Lake) tem essa cor?

Essas lagoas devem sua cor a uma halobactéria (também chamada bactéria de sal) cujas membranas vermelhas produzem esse efeito na água. Este fenômeno ocorre apenas neste local, pois a alta salinidade da água propicia as condições para o desenvolvimento dessas bactérias, que geram o magnífico efeito visual. Elas fazem parte da Reserva da Biosfera do Ría Lagartos. Pode ficar tranquilo, elas não fazem mal a saúde!

Sobre a Lagoa Rosa (Pink Lake)

Em 1979, o México estabeleceu a Bio-reserva Ría Lagartos, no estado de Yucatán. A reserva protege quase 60.000 hectares (150.000 acres) de floresta, dunas, manguezais, estuário e praias. Inclui as aldeias de pescadores de Rio Lagartos, San Felipe, Las Colorados e El Cuyo. Existem 395 espécies de aves (residentes e migratórias) que foram identificados ali junto com 59 espécies de Mamíferos, e 80 espécies de Répteis, 99 espécies de Peixes, 16 Anfíbios e uma Flora rica e diversa.

Os 60 quilômetros de praia são um importante local de nidificação das tartarugas Green e Hawksbill (um dos três locais mais importantes do mundo) com visitas ocasionais de tartarugas Loggerhead.

Os maias conheciam o lugar como Holkoben e usaram-no como um ponto de parada a caminho dos portos para o comércio de sal (o sal continua a ser extraído, numa escala muito maior agora). A água dos manguezais nas proximidades chega a planícies de sal, criando lagoas rasas. A água vai evaporando devido ao sol, e assim resta apenas o sal. A importância econômica do sal era muito grande para os maias, pois era usado não apenas na culinária, mas também como conservante dos alimentos.

O lugar foi recentemente descoberto por “instagrammers” que ao publicarem as fotos destas lagoas com sua coloração rosa mais do que improvável, tornaram o lugar objeto de desejo para viajantes e fotógrafos à procura de lugares inusitados e pitorescos.
Que tal conhecer mais das maravilhas que Cancun e sua região tem a oferecer? Entre em contato com uma de nossas consultoras e conheça um roteiros ideal para você conhecer as lagoas cor de rosa do México!