41 3242-0387 | [email protected]

QUEM SOMOS       FALE CONOSCO         

Destino no Brasil: Jalapão

Destino no Brasil: Jalapão
22 de novembro de 2017 admin

O Brasil é um país de muitas riquezas, diversidade biológica e paisagens maravilhosas, algumas dessas riquezas brasileiras ainda não são muito exploradas pelo turismo, entre elas à um destino no Brasil chamado Jalapão.

Se você nunca tinha ouvido falar no Jalapão, ou se você já ouviu mas nunca prestou muita atenção, agora pode se preparar para ouvir falar muito neste destino no Brasil, afinal a trama da novela das 21h da TV Globo se passa no Tocantins, tendo como pano de fundo as belezas do Jalapão.

O Tocantins é a mais nova unidade federativa do Brasil, tendo sido criado pela Constituição de 1988. Está localizado à sudeste da região norte, e tem a cidade de Palmas como sua capital.

A região que constitui o Parque Estadual do Jalapão mede 34.000km² e é maior que todo o Estado de Sergipe. Sua paisagem é muito árida apesar de ser singrada por muitos rios, todos de água muito pura e transparente.

Talvez por ser um lugar de difícil acesso, é um destino no Brasil que se mantém praticamente intacto aos ares de civilização e por ser uma região com baixíssima densidade demográfica é provável que o viajante rode muitos quilômetros sem encontrar um outro ser humano!

O viajante que quer chegar ao Jalapão deve partir da cidade de Ponte Alta do Tocantins e para chegar a ela deve tomar as  rodovias TO 050 e TO 255, ambas são estradas de terra. Na época de seca, que vai de maio a setembro, a poeira é grande e na época das chuvas, a dificuldade é a lama. Mas, apesar disso, é possível visitar esse destino no Brasil o ano todo.

Pela distância e as dificuldades de acesso e  justamente por isso, a região é uma das mais intocadas e preserva a natureza em toda a sua exuberância. Os rios tem praias lindíssimas, de águas cristalinas, cachoeiras, os incríveis fervedouros, dunas de areias douradas, cânions, além dos animais como o veado campeiro, tamanduá-bandeira a onça pintada, entre outras espécies nativas do cerrado brasileiro.

As Dunas do Jalapão são a principal atração turística da região, ela vai estar presente em qualquer roteiro de destino no Brasil ao Jalapão, e não é para menos, afinal foram essas dunas que ao pôr-do-sol se revela em seu tom vermelho dourado, que fizeram a fama da região.

As cachoeiras também são visitas obrigatórias aos turistas, as mais famosas são a Cachoeira da Velha e a da Formiga.

Pertinho da Cachoeira da Velha o turista deve aproveitar as belezas e as águas limpíssimas da Praia do Rio Novo.

Obrigatório também é conhecer ao menos um dos oito fervedouros que podem ser visitados pelos turistas. Os fervedouros são piscinas de águas naturais em cima de nascentes de rios subterrâneos. Ao mergulhar em um fervedouro você irá perceber que não consegue afundar, isso ocorre devido a um fenômeno chamado ressurgência, que nada mais é do que a força da água que jorra do fundo da piscina e empurra o mergulhador para cima.Os principais fervedouros são o Fervedouro do Ceiça, o Fervedouro Bela Vista, o do Rio Sono e o Buritis, mas existem outros quatro que também podem ser seu destino no Brasil, cada um com sua beleza e suas peculiaridades.

Em todos os passeios pelo Jalapão, esse incrível destino no Brasil, com certeza as cores são o que mais encantam os turistas pois as águas são de uma variedade incrível de azuis e verdes e as dunas apresentam uma coloração que dificilmente o viajante já presenciou.

Além desses pontos turísticos, não deixe de apreciar e adquirir pelo menos uma peça confeccionada com o Capim Dourado que cresce nos campos da região. O artesanato é vendido nas cidadezinhas em comunidades que produzem os artesanatos.

E então, o Jalapão chamou a sua atenção agora? Entre em contato, fale com um dos nossos consultores de viagem e se prepare para uma aventura mais que emocionante em um destino no Brasil!